Junto com a mãe estavam mais oito filhotes mestiços de poodle. A matilha foi encontrada em Hampshire, na Inglaterra. Seus pelos eram tão pesados e tão densos que eles se esforçavam para conseguir ficar em pé.
Os socorristas levaram mais de 3 horas para tosarem os cães. Os veterinários comentaram ainda que eles tinham um imenso medo de serem tocados, o que sugere que foram severamente espancados pelos donos antes do abandono.
Matt Southcott, de 50 anos, foi o responsável por chamar os socorristas após encontrá-los e ficar horrorizado com a visão: “Eu não sabia dizer se eram ovelhas ou cães. Não havia como ver seus rostos. Os pelos estavam muito embaraçados e também com feridas pelo corpo. Eu nunca vi um animal em estado tão grave”, disse.
Os filhotes possuem idade em torno de um ano, e a mãe, cerca de oito anos. A veterinária Martha Edwards ressaltou que o estado era tão grave que houve necessidade de fazer pequenos cortes na pele das patas, porque ela havia “se fundido” com pedaços de pedras: “Isso sugere que estes animais foram mantidos em condições inabitáveis por toda a vida antes de serem abandonados, sem nenhuma preocupação com seu bem estar”.
Um poodle padrão do tamanho da mãe encontrada, pesaria em média 25kg, mas quando seu peso foi medido após a tosa, estava com apenas 12 kg. A polícia agora investiga para descobrir os verdadeiros donos e puni-los por abandono de animais.